top of page
Cerâmica de pintura de mulher
Feira de Cerâmica MG

36° Edição

De 6 a 8 de dezembro, BH recebe a 37ª edição da já tradicional Feira de Cerâmica de Minas Gerais, no Mercado Central. Ao todo, 60 expositores e 04 fornecedores vão mostrar ao público todo o amplo universo dos ceramistas com uma programação 100% gratuita, que comemora os 25 anos da feira. 


Em 2024, o evento vai receber artistas de cidades mineiras como Lagoa Santa, Esmeraldas, Caeté, Nova Lima, Betim, Contagem, Brumadinho, Igarapé, Curvelo, Governador Valadares, conselheiro Lafaiete, Turmalina e Belo Horizonte, além de alguns vindos de Paraty/RJ, Campinas/SP e Cunha/SP.


A curadoria é das ceramistas Cibele Tietzmann e Emmanuela Tolentino. “Ao longo desses 25 anos procuramos nos reinventar em cada edição. Nossa ideia sempre foi apresentar o melhor da cerâmica feita, principalmente em Minas, oferecendo oficinas, aulas e demonstrações. Na pandemia, por exemplo, fizemos duas edições virtuais, criamos o site da Feira e passamos a oferecer aulas para todo o Brasil”, comenta Cibele Tietzmann. 


“Hoje somos um evento consolidado! Somos a única feira dedicada exclusivamente a cerâmica artesanal, que acontece há mais de duas décadas na capital mineira, já teve a participação de grandes artistas e hoje é referência nacional”, complementa Emmanuela Tolentino. 


História

 

Tudo começou em 1999, quando a artista Erli Fantini se juntou com mais algumas ceramistas, uma turma de alunos e amigos para montar a primeira feira no Mercado Distrital de Santa Tereza. Lá no começo, o evento acontecia duas vezes no ano, em maio e dezembro, sempre com a exposição e venda das peças, além de outros atrativos.


Essa primeira feira contou com a participação de quatro ateliês: da Erli Fantini; da Sônia Toledo; Nícia Braga e Mary Lane Amaral totalizando 74 artístas.


Programação

 

Agora na edição de 2024, o evento traz demonstrações de modelagem em torno elétrico, pintura e acabamento, modelagem e pintura em baixo esmalte. 

 

Palestras também fazem parte da programação que vai falar sobre A cerâmica do Vale do Jequitinhonha e a cerâmica na tradição do Chá no Oriente, com Sebastião Pimenta, além da participação do Projeto Maria Quem Dera, da Laila Kierulff. Além disso, a feira vai apresentar performances como a do artista plástico Gabriel Pinto, chamada Casa de Reza, e também dos escultores Luciano Almeida e Fernando Poletti, que além de fazer uma demonstração fará o lançamento do Livro Manual de construção da cabeça humana.

 

Ficha Técnica:

Curadoria: Cibele Tietzmann, Emmanuela Tolentino

Arte gráfica: Ana Martha Coutinho

Site e filmagem: Yago Rioga

Fotografia: Simone Pazzini

Vídeos: Paulo Rocha

Assessoria de Imprensa: Bicalho Comunicação

bottom of page