Feira de Cerâmica MG Virtual 2021

2° Edição online

A nossa Feira de Cerâmica nasceu em 1999 com a idealização e curadoria da artista plástica e ceramista Erli Fantini, inspirada nas feiras europeias realizadas ao ar livre. As edições anteriores  à  epidemia da COVID 19 aconteceram em diferentes mercados da capital mineira, sendo a primeira realizada no Mercado de Santa Tereza; posteriormente migrou para o Mercado do Cruzeiro, passando ainda pela Escola Guignard e nos últimos 6 anos tem acontecido no Mercado Central de Belo Horizonte.

 

A Feira de Cerâmica já pertence ao calendário de evento turísticos da nossa cidade, e  é uma atividade resultante da qualidade da organização e dos artistas que lá sempre colocaram seus trabalhos, numa demonstração de arte e amor pela cerâmica. Assim, vários artistas expõem e vendem seus trabalhos, uma vez por ano, normalmente no início do mês de dezembro.

 

Em 2020, devido a pandemia do COVID-19 muitas coisas mudaram na nossa realidade, e várias atividades que até então não eram comuns passaram a ser a grande ferramenta para a integração das pessoas, mantendo assim seu relacionamento social, mas que precisavam fazer seu isolamento físico. Dessa forma, a nossa Feira de Cerâmica também teve que se adaptar à nova realidade, já que a feira presencial que até então acontecia não seria possível, nascendo em 2020 a Edição virtual da feira pelas mãos das ceramistas Cibele Tietzmann  e Emmanuela Tolentino, ceramistas corajosas que transformaram nosso evento tão tradicional em um evento inovador, numa feira virtual.

 

Dado  o sucesso alcançado com esta iniciativa, conseguimos manter a nossa tradição. Neste ano, a artista plástica Regiane Espírito Santo e o ceramista Sebastião Pimenta são os curadores convidados para a 2º Edição Virtual da feira. Ela está sendo realizada através do site da feira de cerâmica www.feiradeceramicamg.com.br, onde encontramos a vitrine virtual que traz os trabalhos de 56 ceramistas/ateliês, sendo que cada um deles com sua página mostrando um pouco do seu trabalho e da sua história. Neste site também encontramos o contato do artista para a compra das peças de forma contato direto/online.

Curadoria

Regiane Espírito Santo

Sebastião Pimenta

 

Arte Gráfica

Ana Martha Coutinho

Web Design

Yago Rioga

Social Mídia

Lukas Goes

Acessoria de Imprensa

Lucas Buzatti

Revisão de texto

Rogelio Brandão

Fotografia

João Dirickson

Naty Torres

Yago Rioga