top of page
Laila Kierulff
“Graduada em Psicologia na FUMEC, são 34 anos dedicados à cerâmica e, especialmente, à Xícara.
Escolhe a porcelana como parte da provocação que objetiva a investigação do contraponto entre o Útil e o Inútil, o Industrializado e o personalizado, o grande e o pequeno; caminho a ser trilhado em um mundo pasteurizado pelas produções seriadas.
A partir de sua primeira exposição coletiva em 1998, quando inaugura os “Inutilitarios”, segue com esse objeto nas mãos:
A Xícara. Objeto que ora é unidade de medida, ora faz parte do pedido de um ingrediente ao vizinho ou que, sobre a mesa, aguarda encontros, conversas e afetos que costuram memórias. De todas essas costuras, surge em 2015, o projeto “Uma Xícara de Quê?”
Professora de cerâmica em um projeto social do Colégio Loyola por uma década, faz do oficio cerâmico uma ação política. A Arqueologia traz outras camadas de conteúdo, agora do passado mais longínquo, se tornando membro do Grupo G.E.S.T.O.
É professora de modelagem no Torno no curso de extensão da Escola Guignard.
Em 2019, transfere residência para Pedro Leopoldo para onde leva o Projeto “Uma Xícara de Quê?” Com as oficinas de cerâmica para as comunidades de Fidalgo e Quinta do Sumidouro. Brota daí o grupo de Ceramistas Maria quem dera, que semeiam e colhem Xícaras. Com histórias da região.”
Jardim na Xícara
Objetos de parede modelados na técnica de placas, em porcelana da PSH – Brasil, queimadas em forno elétrico à temperatura de 1.240°C. Uma segunda placa com miniatura de xícara, pintadas com vidrado Turquesa. Das xícaras brotam arames finalizados na técnica de bijuteria.
Dimensões:
Comprimento: 13 cm
Largura: 13 cm
Altura: 2 cm
Peso: 200gr
*Todas as medidas são aproximadas
Realidade condensada
Objeto de parede modelado em porcelana da PSH - Brasil na técnica de placa caco de vidro azul fundido e cobertura de vidrado acetinado, queima em forno Elétrico a 1.240°C. Escada em arame.
Dimensões:
Comprimento: 13cm
Largura: 13cm
Altura: 3cm
Peso: 225 gr
*Todas as medidas são aproximadas
Fotografia - João Dirickson
Âncora 1
Entre em contato com Laila Kierulff
bottom of page