top of page
Marlucia Temponi
“Me apaixonei pela cerâmica ainda cursando Artes Visuais na Escola Guignard. A possibilidade de modelar, figuras da lembrança ou do desenho, transformando-as em objetos tridimensionais, me fizeram abraçar a cerâmica com toda a minha vontade e curiosidade. Meu trabalho está diretamente relacionado às minhas memórias, mas também à mineiridade e ao barroco.
A religiosidade e o sagrado se afloram nos corações, e nos sapatos, a herança e homenagem ao meu pai, eterno sapateiro. Dou aulas em espaço de arte próprio e em outros dois ateliês, alternando sempre o ensinar e o aprender. A curiosidade e a busca de novas possibilidades me atiçam e me levam a buscá-las em cursos, workshops, e queimas em diferentes fornos.
Participo do Grupo de Pesquisa Cultura do Barro, desde 2012, ligado a UFMG. Em 2009 fui premiada com meus sapatos, no Salão de Arte durante o Festival do Calçado, em Novo Hamburgo, RS. Em 2012 e 2014 fiz residências artísticas relacionadas a cerâmica "EU TENHO O DIA E A NOITE" em Altamira (MG) e REZADEIRA VÂNDALA em Fortaleza (CE).
Minha última exposição em 2019, na Associação Médica de Minas Gerais, levou o nome de AVESSO e teve como foco os corações. Esse ano tive o privilégio de ter meu trabalho classificado para fazer parte do livro TRANSGRESSÕES CERÂMICAS. Nesses 25 anos de trabalho e pesquisa, onde prevaleceram trocas e experiências, o trabalho com a cerâmica foi se transformando numa relação prazerosa, trazendo perspectivas e alegria para os meus dias.”
Corações
Produzidos em argilas variadas, em queimas variadas
Dimensões:
Comprimento:23
Altura: 2
Diâmetro:17
Peso: 2,500 kg
Potes
Produzidos em argila branca queimados em alta temperatura em cores variadas
Dimensões:
Altura: 35
Diâmetro: 22
Peso: 1,320 kg
Fotografia - João Dirickson
Âncora 1
Entre em contato com Marlucia Temponi
bottom of page